Google+

«

»

Quando as críticas são destrutivas

quando as críticas são destrutivasQuando as críticas são destrutivas: As críticas, mesmo que recheadas de boas intenções, podem ser destrutivas, principalmente, quando temos a intenção de promover uma mudança de comportamento em alguém simplesmente apontando seus erros, sem muitas vezes nos preocuparmos se vamos ferir ou magoar e assim acabamos tendo um resultado negativo.

crítica construtiva contribui para o nosso aperfeiçoamento, mas  muitas vezes, na ânsia de alertar a pessoa sobre um problema, acabamos por expor a questão de uma forma que ela pode vê-la como ofensa e assim temos o resultado oposto ao que gostaríamos. A crítica, mesmo que construtiva, sempre vai apontar um erro e se você souber ouvir e aproveitá-la, com certeza será beneficiado, mas e quando esta crítica vem envolvida em uma péssima embalagem, por pura falta de jeito e às vezes, até de educação de quem critica? Neste caso, a crítica que deveria ser construtiva, pode tornar-se uma crítica destrutiva. Isso é muito comum em qualquer tipo de relacionamento e principalmente entre casais, seja um casal de namorados ou um casal casado.

A esposa quer alertar o marido sobre um comportamento inadequado, ou vice-versa, e acaba passando como um trator por cima de seus sentimentos. Se você já passou por esta situação saiba que a intenção da crítica pode ter sido boa, mas pode ter faltado habilidade em comunicá-la. Seu cônjuge não deixou de te amar, pelo contrário, se está interessado em ajudá-lo a melhorar é porque te ama, mas pode não saber como expressar isso da melhor forma.

Quando as críticas são destrutivas acabamos por afastar a quem amamos e para evitarmos essas situações precisamos buscar de Deus aprender a nos comunicarmos uns com os outros, talvez você não enxergue nenhum problema na maneira que se expressa, mas se esta maneira ofende e magoa a pessoa que você ama, está na hora de rever suas atitudes:

As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma e saúde para os ossos. Provérbios 16:24

E se você foi criticado pelo seu marido, esposa, namorado (a), pai, mãe, amigos, líderes, ou qualquer outra pessoa do seu relacionamento, procure se atentar mais ao conteúdo da crítica do que a maneira que ela foi dita, talvez o emissor da crítica não tenha falado com jeitinho e não tenha conseguido expressar o amor que tem por você em suas palavras, mas se o que foi dito pode te ajudar, vale a pena prestar atenção, mas não deixe de expressar sua insatisfação com a forma de abordagem, diga como se sente e busque juntamente com ele,em amor e em oração, uma transformação tanto da habilidade de comunicação de quem fez a crítica quanto sua para que não se coloque no papel de vítima ou permita que exista em você uma baixa auto estima.

E o Senhor vos aumente e faça crescer em amor uns para com os outros e para com todos, assim como também o fazemos para convosco. 1 Tessalonicenses 3:12

 

E com verdade disseste que há um só Deus e não há outro além dele, e que amá-lo de todo coração, de toda alma, de todo entendimento e de todas as forças e amar ao próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.

Marcos 12: 32-33

Infelizmente, podemos ser atingidos também quando as críticas são destrutivas e maldosas e vem de pessoas que querem simplesmente nos atingir e aí é o momento de você pedir a orientação do Espírito Santo de Deus para agir, ou deixar de agir, conforme a sua direção, pois Deus transforma todo tipo de situação e até mesmo aquela que veio com intenção de te magoar, ofender ou desorientar, pode servir para te edificar.

Então pegaram em pedras para lhe atirarem, mas Jesus ocultou-se e saiu do templo, passando pelo meio deles e assim se retirou. João 8:33

 

Sobre a autora:

Paula Caruza é graduada em Propaganda e Marketing e profissional de Marketing Digital. É idealizadora do site o Relacionamento Cristão que tem o intuito de compartilhar a bíblia, testemunhos de cristãos de diversos ministérios e de falar sobre a caminhada e o relacionamento do cristão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>