Google+

«

»

Fé em Deus: Preocupação, oposto da fé

Porque precisamos ter fé em Deus? O que acontece quando ficamos preocupados demais com nossos problemas? A nossa preocupação anula a nossa fé?

Dependendo do contexto, palavras traduzidas como cuidados, preocupações ou temor e ansiedade podem revelar tanto atitudes certas quanto erradas na vida de um cristão. O sentimento de temor está correto quando significa reverência para com Deus por causa de sua santidade (Is 8:13); o cuidado é positivo quando demonstra interesse pelos outros (1Co 12:25; 2Co 11:28). Mas preocupar-se  é uma atitude que sempre está errada, porque a preocupação paralisa a fé atuante na vida de qualquer pessoa. Quando nos preocupamos, assumimos responsabilidades que nunca nos foram delegadas. Jesus ensinou repetidas vezes: “Não vos inquieteis” (lit. “dividir a mente”), mesmo em relações às coisas básicas da vida (Mt 6:25-34). A preocupação ou inquietação divide a mente entre coisas úteis e prejudiciais. A inquietação não muda nada (Mt 6:27) e serve apenas para desviar o nosso olhar de Deus, da nossa fé em Deus e de sua fidelidade e justiça. Ao invés de nos concentrarmos em Deus, passamos a nos ocupar de coisas concernentes à vida, tais como posses e bens materiais (MT 6:31). A preocupação é uma emoção nociva e sufocante que consome a  energia e tenta elevar a força e engenhosidade humana acima da força e dos propósitos de Deus.

Fontes de preocupação incluem mudanças, falta de entendimento e de controle sobre nossa vida. A preocupação abre caminho para o mundanismo, isto é, para as preocupações com as coisas desta vida. Embora os filhos de Israel tivessem observado Deus abrir o mar vermelho para libertá-los do Egito, eles não acreditaram que Deus providenciaria água no deserto para satisfazer suas necessidades.

Fé em Deus: Preocupação – o oposto da fé

Fé em Deus

Fé em Deus

A preocupação é o oposto da fé e o ato de preocupar-se sugere que Deus não é digno de confiança para cuidar da nossa vida e suprir as nossas necessidades (Fp 4:19). Portanto, no juízo final, os covardes estarão ao lado dos incrédulos. (Ap 21:8).

Ao ligar preocupação com incredulidade, as Escrituras nos dão a orientação para voltarmos à fé integral. O caminho que vai da preocupação à fé começa com o reconhecimento do pecado e a confissão da falta de fé (Sl 139:23), continua com a libertação (Sl 34:4) e termina com a certeza de que absolutamente nada pode separar você do amor de Deus, que é o grande Eu Sou (Rm 8:35; Êx 3:14-15). Ao invés de ansiedade, devemos oferecer livremente ações de graça vindas de um coração firmado na fé em Deus como Todo Suficiente.

(Sl 112:7-8; Fp 4:6-7).

2 comentários

  1. Natalia

    Gostaria de agradecer muito pelo excelente trabalho de vocês. Estava muito triste, procurando uma palavra a respeito de preocupações, pois tenho sofrido com isso, e este post a respeito disso me ajudou muito, muito mesmo!! O texto é completo, explica tudo sobre isso e muito mais. Pude saber de muita coisa que não sabia. Abriu os meus olhos, agora vejo nitidamente o quanto eu estava desagradando a Deus e minando a minha fé. Mais uma vez obrigada, continuem com este trabalho, Deus abençoe a todos, estou muito alegre agora.

    1. Paula Caruza

      Obrigada por suas palavras Natália, é muito bom saber que nosso trabalho tem abençoado outras vidas. Deus te abençoe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>