Google+

Dinâmicas Evangélicas

dinâmicas evangélicas para casaisDinâmicas Evangélicas:

As dinâmicas evangélicas, sejam estas dinâmicas de grupo, dinâmicas evangélicas para casais, jovens, crianças, mulheres ou homens tem o objetivo de gerar o aprendizado através da representação de uma situação. As dinâmicas evangélicas, se usadas corretamente, tornam este aprendizado muito mais prazeroso e participativo e seus efeitos tendem a durar muito mais do que um simples sermão, pois faz a pessoa vivenciar uma situação, tornando o ensino mais marcante.

É importante dar ênfase aos ensinamentos e ao estudo bíblico, pois sem o objetivo as dinâmicas evangélicas, tornam-se apenas brincadeiras entre os irmãos, brincadeiras evangélicas, que embora sejam importantes para gerar descontração e união entre os irmãos, não podem ser motivo apenas de agitação e dispersão, pois assim perdem sua essência, é preciso objetivar um bem maior, que é mexer com as emoções para fixar na mente das pessoas o que foi ensinado. Este é o ponto mais importante da atividade, o ensinamento da palavra de Deus e também das atitudes que precisamos ter nas nossas vidas para verdadeiramente seguirmos aquilo que Deus nos ensina. Assim a atividade lúdica será apenas um meio diferenciado para o estudo da bíblia que é a verdadeira e maior função das dinâmicas evangélicas.

Existem diversos tipos de dinâmicas evangélicas de grupo e seja qual for a escolhida por você para ministrar outras pessoas é fundamental que ela seja uma ferramenta para alcançar a maior interação entre as pessoas. Cada dinâmica tem uma finalidade diferente, algumas servem como quebra gelo evangélico, para que haja maior comunicação entre um grupo seja por preconceito ou condicionamento, outras dinâmicas evangélicas são usadas para despertar o sentido da solidariedade, outras para afastar a frieza, a indiferença, a agressividade, outras ainda ajudam as pessoas a conhecerem melhor a si mesmas, suas limitações, inseguranças, habilidades e características que precisam ser trabalhadas por Deus. Há dinâmicas evangélicas para casais que objetivam maior aproximação entre o casal, quebra de barreiras, limitações e até mesmo aquelas que fazem um se colocar no lugar do outro para perceberem o ponto de vista do seu cônjuge e muitas vezes o fardo que este carrega.

Enfim, existe uma infinidade de recursos a serem utilizados para melhorar o relacionamento cristão, seja com um irmão, amigo, parente, cônjuge, filhos e quando usadas na medida certa trazem enormes benefícios para os envolvidos.

Dinâmicas Evangélicas:

dinâmicas evangélicasNa formação do grupo e na elaboração dos exercícios práticos é necessário ter objetivos claros e bem definidos, tanto individuais como em grupos, a serem alcançados a curto, médio e longo prazo, pois são oportunidades para incutir no aluno verdades bíblicas no mais profundo do seu ser, cujos valores o acompanharão por toda vida.

É bom salientar, que as dinâmicas se tornam eficientes quando utilizadas com muita destreza, esforço e entusiasmo; devem ser encaradas com o máximo de seriedade e criatividade, para adaptá-la ao grupo e atender os objetivos estabelecidos.

Antes de iniciar a dinâmica é necessário seguir algumas diretrizes para que esta tenha o melhor aproveitamento possível:

1. Ore pedindo orientação na preparação, e na aplicação da atividade na vida do grupo.
2. Prepare-se bem. Verifique se o local é adequado e o material necessário esteja disponível. Estude os procedimentos com antecedência, as regras e/ou princípios das idéias que pretende usar.
3. Divulgue as atividades do seu grupo com antecedência.
4. Adapte as idéias à sua realidade, idade, tamanho e as características do seu grupo.
5. Seja um líder entusiasmado ao conduzir a atividade.
6. Tenha coragem de experimentar idéias novas e inovar o programa da sua reunião, grupo de célula ou escola dominical.
7. Seja sensível às reações do grupo. Não quebre as tradições com muita rapidez! Uma coisa é ter “casca dura” diante das críticas injustas de uma ou outra pessoa; outra, é não prestar atenção ao retorno que a maioria do grupo está dando.
8. Seja justo nas regras.
9. Seja flexível. Não deixe que o processo se torne cansativo.
10. Não faça do processo algo mais importante do que as pessoas.

Agora, vamos apresentar algumas ideias para você usar em sua reunião:

01 – Dinâmica de Apresentação

Para que todos se conheçam e se sintam a vontade no grupo, o professor solicita que os participantes formem subgrupos de dois, com parceiros que não se conheçam. Durante alguns minutos as duplas se entrevistam mutuamente, logo após voltam ao grupo grande e cada membro fará a apresentação do colega entrevistado. Ninguém poderá fazer sua própria apresentação.

Veja neste link:
Dinâmicas evangélicas para casais e Dinâmicas evangélicas para grupos

 

Quer receber ideias e sugestões de dinâmicas evangélicas em seu email? É fácil e rápido, basta preencher o cadastro abaixo:

Seu nome

Seu e-mail

2 comentários

  1. Carla

    Esse esclarecimento é importantíssimo, tb gostei bastante das dinâmicas descritas na outra página.

    1. Paula Caruza

      Obrigada Carla, se tiver alguma sugestão para enviar é só postar aqui nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>