Google+

«

»

Como tratar a esposa cristã

Como tratar a esposa cristã

Em um dos nossos posts falamos sobre como tratar o marido cristão, agora chegou a vez das esposas, então, como tratar a esposa cristã?

Sabemos que Deus estabeleceu papéis diferentes para cada membro da família. Já falamos sobre uma esposa, coluna do lar , uma mulher prudente e virtuosa. Agora falaremos de um esposo que é instruído por Deus a amar sua esposa como Cristo amou a igreja e cuidar dela como ele, o marido, cuida do seu próprio corpo.

 

Mas o que Deus ordena ao marido sobre como tratar a esposa cristã? Qual o seu papel em relação a sua esposa?

A bíblia orienta aos maridos da seguinte forma: O marido deve amar a  esposa como Cristo amou a  igreja, vejamos o que diz em Efésios 05.25-29

como-tratar-a-esposa-cristã

Como tratar a esposa cristã

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a  igreja, e a si mesmo se entregou por ela,Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja.

 

Como Cristo trata a igreja, assim o marido deve tratar sua esposa, a ênfase em Efésios não é sobre a autoridade do marido como ele sendo o cabeça do lar, mas sobre sua responsabilidade de amar.

E Ele vai mais profundo quando diz no verso 28 que o marido deve amar sua esposa como ao seu próprio corpo.Ninguém maltrata o seu próprio corpo, ninguém o despreza ou o machuca, pelo contrário, todos nós temos cuidado com nosso corpo ( aparência, saúde, emoções).

Por isso o marido é responsável por suprir as necessidades: espiritual, emocional e material da sua esposa. Vamos analisar um pouquinho o amor de Cristo pela igreja, lembrando que aqui Cristo representa o marido e a igreja a esposa.

-O amor de Cristo foi voluntário, ou seja, não foi por obrigação, foi por vontade própria.

-Ele amou primeiro não esperou que fosse amado, ou uma prova de amor para nos amar.  IJo.4.19.
-Entregou sua vida pela igreja (esposa).

Com isso vemos que o amor que o marido deve ter pela sua esposa precisa ser: voluntário, incondicional e sacrificial.

E esse amor pode ser demonstrado através da proteção e cuidado. É importante você marido atentar para as necessidades da sua esposa, e você pode fazer isso da seguinte maneira:

Cuidando da vida espiritual dela: pois você é o sacerdote do seu lar, chame-a para orar, ler a bíblia, tracem  metas a serem alcançadas através dessas orações.

Conhecendo as características pessoais da sua esposa: I Pd. 03-07. As mulheres são intuitivas, românticas, sentimentais e é muito importante que o marido compreenda essas peculiaridades e satisfaça essas necessidades.

Tenha tempo para sua esposa: dê prioridade a ela e apoio em seus projetos e idéias.

Elogie sua esposa: ressalte suas virtudes, sua aparência. Pv. 31.28-29.

Conceda afeto: dê a sua esposa o afeto que lhe é devido, incluindo as necessidades sexuais. O marido não deve ser egoísta quando se trata de prazer sexual.

Faça da sua esposa sua confidente: ela deve ser a pessoa em quem você mais confia, porque é uma forma de você honrá-la e demonstrar a ela o quanto você a ama.

Amar sua esposa é se importar com ela e com o que é importante para ela, é saber que as  necessidades  dela são diferentes das suas e que precisam ser supridas.
Uma esposa que se sente amada e cuidada pelo seu marido, passa a olhar para ele com respeito e admiração. Quando você marido toma a sua posição como a de Cristo, automaticamente sua esposa tomará o lugar dela como a de igreja, te respeitando e  honrando, cumprindo assim o plano de Deus para o casamento.

 

Se você deseja receber novidades do site sobre o marido cristão e sobre o papel do marido cristão e/ou da esposa cristã é fácil e rápido, basta preencher o campo abaixo com seu email:

Delivered by FeedBurner

 

Sobre a autora: patrícia ferreira - vida financeira restauradaPatrícia Ferreira é evangélica, levita e evangelista na casa do Senhor. É uma das idealizadoras do site o Relacionamento Cristão que tem o intuito de compartilhar a bíblia e testemunhos de cristãos de diversos ministérios.

3 comentários

  1. joyce clea bonifacio dos anjos

    como devo tratar meu marido

    1. Paula Caruza

      Olá Joyce,
      Leia o post: Como tratar o marido cristão e vc vai encontrar muitas respostas.

      Deus te abençoe!

  2. joyce clea bonifacio dos anjos

    gostaria de saber se quando discutir marido e mulher ainda existe amor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>