Google+

«

»

Casamento em crise: O que fazer?

casamento em crise

casamento em crise

Casamento em crise : A crise em um casamento acontece por falta de entendimento e prática dos princípios e das verdades da vida em comum. Há diferenças entre homens e mulheres, não somente físicas. Homens e mulheres pensam, sentem e percebem o mundo de forma diferente um do outro. Por isso precisam estar abertos para aceitar a maneira de agir e pensar do outro, entendendo que um é o complemento do outro.

Homens quando estão aborrecidos geralmente ficam introspectivos preferindo não falar à respeito do assunto, as mulheres procuram analisar o problema sob todos os aspectos preferindo falar mais, como uma maneira de encontrar a solução. No casamento os homens precisam saber ouvir suas mulheres e elas precisam saber esperar o momento em que seus homens desejam falar sobre um problema. Homens tem a visão mais focada para enxergar a distância, as mulheres uma visão mais periférica para enxergar detalhes. Numa viagem de carro, por conta desta visão, eles são ótimos para dirigir a noite e elas durante o dia. Outra situação que expõe estes pontos de vista diferentes é, por exemplo, na geladeira em casa o homem procura o pote de margarina e não encontra e a mulher olha no mesmo lugar e encontra rapidinho, ao lado da caixa de leite.

E o que fazer para evitar o casamento em crise?

Para que um casamento não entre em crise é necessário aprender a concordar, afinal, para andar junto é preciso escolher para onde ir, como chegar, o que levar ou o que deixar. Para andar junto é preciso deixar para traz outros lugares,deixar outros caminhos pela vontade de estar juntos. No casamento é preciso paciência com as fraquezas e limitações do outro.

Casamento em crise é fruto de atitudes egoístas, que muitas vezes, as pessoas tem quando conduzem a vida em comum buscando a própria satisfação. Quando por orgulho não se reconhece os próprios erros e a vontade de impor sua razão sobre o outro.

No evangelho do Apóstolo João (João 2:1-10) está a história de um casamento em Caná da Galiléia, onde no meio da festa acabou o vinho. Era uma situação que trazia constrangimento aos noivos e as famílias, pois todo o esforço de preparação para o casamento não foram suficientes.

Entre os convidados estavam Jesus Cristo e os seus discípulos e num determinado momento a mãe de Jesus fala aos empregados da festa, fazei tudo o que Ele vos disser. Então seguindo as palavras de Jesus eles enchem seis talhas de água. Após terem feito isto, Jesus fala para levar uma jarra para o mestre da festa que recebe a água transformada em vinho. O mestre se espanta e diz: Porque deixaram o melhor vinho para servir somente agora! Transformação é o primeiro milagre realizado por Jesus.

Ter a presença de Jesus no casamento cristão significa ter a verdade no relacionamento. Seguir suas orientações pode transformar uma situação de crise. Encher nosso coração, nossa mente, nosso casamento com aquilo que Jesus  manda, como as seis talhas, trará suprimento abundante de recurso que pode transformar a crise do casamento. Encher-se de fé, amor, respeito, paciência, alegria e ousadia como Ele ensina fará você descobrir que o casamento pode ser melhor que no começo, você se alegrará em saber que a água se transformou em vinho.

Se você deseja receber dicas e orientações sobre como superar esta fase do casamento cristão em crise, é fácil e rápido, basta preencher o formulário abaixo:

Seu nome

Seu e-mail

Sobre o autor:

Renê Souza é casado, é Pastor e foi líder, durante muito tempo, do ministério de casais em sua igreja.

 

7 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Cristina M.

    Sou Cristã e meu marido não é, e de há tempo a essa parte tenho tido varias crises no meu casamento.O meu marido tem ciumes do lider da igreja onde cultuo.Pediu-me para escolher outra igreja para eu frequentar, estivemos a beira do divórcio.Diga-me o que devo fazer, mudar de ministério ou ficar e me divorciar?

    1. Paula Caruza

      Oi Cristina, enviamos um email para você. Deus te abençoe!!

  2. regia

    meu casamento está em crise há muito tempo, sou uma pessoa totalmente diferente do meu omarido, sou uma pessoa caseira, não bebo, não gosto de festas, só se for um aniversário ou casamento.já meu marido adora um bar, ele viaja muito a trabalho, e em uma dessa vigens eu fui traída apesar dele ter me pedido perdào nào consigo esqueçer e qualquer raiva que tenho dele, jogo essa passagem na cara dele e ele disse que nào está aguentando mais e já me pediu muitas vezes para se separar e eu apesar de tudo insisto em continuar porque a minha fé em deus é grande e aindaee gosto dele, mais nào sei mais o que fazer porque nào sei mais nem se gosta de min, mas sou o tipo da pessoa que tem que lutar e nào desistir. o que devo fazer?

    1. Publique seu testemunho evangélico aqui

      Acredito que vocês precisam ter uma conversa sincera e dizer o que sentem um em relação ao outro, expor aquilo que tem afetado a relação de vocês e tentar encontrar um jeito em que ambos fiquem satisfeitos, porque se há amor vale à pena lutar pelo seu casamento. Sobre a traição se você o perdoou é um assunto que precisa ser evitado, lembrar disso toda vez que vocês tiverem uma discussão só vai piorar as coisas, perdoar não é esquecer, perdoar é lembrar de algo que te magoou algum dia e não sentir mais aquela dor que você sentia, é como uma ferida cicatrizada, só fica a marca, mas não a dor , isso é perdoar.
      Esperamos tê-la ajudado, que Deus abençoe. Leia I Coríntios 07.12-14
      E não deixe de ver o estudo bíblico: Jugo desigual: Casamento com um não cristão

  3. maria aparecida nunes

    Gostaria que vcs oracem pela minha filha Vivian e genro Rafael, que se separaram por traição das ambas partes, sou mãe e não estou suportando essa separação, gr4aça e paz

  4. juliane

    Sou crista,e meu esposo tbm mais ele esta afastado
    Eu continuo frequentando a igreja e buscando em Deus
    Mais meu marido foi embora de casa dizendo que nao aguenta mais lutar,falando que nao tem mais forca p nada…
    Nao sei oque fazer

  5. Andressa Santos

    Boa noite,

    Sou casada há quase cinco anos e estou passando por um momento muito difícil em meu casamento. Vivo em jugo desigual, casei com uma pessoa não evangélica e devido a isso me afastei da igreja, era muito ativa em todas as atividades da congregação e abandonei tudo pra continuar com ele. Só que de um tempo pra cá, estamos brigando muito, conversamos pouco, ele está se afastando de mim, ele diz que eu mudei muito, que não sou a mesma pessoa, mas eu sempre fui muito paciente com ele, carinhosa, faço de tudo pra agradá-lo, cuido das coisa dele, acreditava em tudo que falava, mas comecei a desconfiar de algumas amizades que ele tem com mulheres que não condizem com o comportamento de um homem casado, então diz que eu não confio nele, ele já disse que não me ama mais, que só ia continuar comigo porque ele sabe que vou sofrer, moro longe dos meus pais e não tenho ninguém que possa me amparar quando estou triste, me sinto sozinha mesmo que ele esteja perto de mim, porque parece que ele não está. Sei que não sou perfeita, mas na maioria das vezes em que brigamos a ponto de falar em separar era eu quem sempre dava o braço a torcer, mesmo tendo razão. Não quero ser uma mulher divorciada, só tenho 26 anos, mas estou cansada de lutar sozinha, não tenho mais forças pra lutar pelo meu casamento, já pensei várias vezes em divórcio, acho que ele está comigo só por pena. Não sei o que fazer, vivo triste e cabisbaixa, e ele nem se importa com isso…. me ajudem—estou sem chão. Obrigada

  1. Crise no casamento: Quem tem que mudar? - O Relacionamento Cristão

    […] Casamento em crise: o que fazer? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>