Google+

«

»

É possível ter um casamento blindado?

Numa sociedade onde as pessoas vivem se divorciando para se casar de novo e vão sendo formados novos arranjos conjugais, parece um contrassenso falar em casamento para a vida toda, ainda mais um casamento bem sucedido, será que é realmente possível ter um casamento blindado? Pois saiba que muitos acreditam que essa ainda é a modalidade de união mais sadia e sólida. Como ter um casamento à prova de divórcio? É possível ter um relacionamento feliz e duradouro? Como manter um casamento blindado? Quais medidas podem ser tomadas como prevenção e que podem evitar a separação e fortalecer os laços?

Para ter um casamento feliz e duradouro é necessário entender o casamento como uma aliança onde marido e mulher se unem para compartilhar a vida, se ajudando, se protegendo. Nas escrituras sagradas lemos o que Deus diz:

E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18

casamento blindadoO homem e a mulher tem necessidades emocionais e físicas que podem ser supridas pelo seu parceiro, ambos tem necessidade de ser aceito, ser amado, ser reconhecido, compartilhar sonhos e desejos, de ter sexo, dar e receber afeto. Ter um casamento blindado é saber atender as necessidades do seu cônjuge, alguém que esta satisfeito não procura aquilo de que não sente falta. Um marido que não dá atenção ao que a esposa diz e não a trata com respeito e carinho expõe sua esposa a necessidade de buscar o que não recebe em outro lugar. Agir sem sensibilidade quanto aos sentimentos dela  muitas vezes pode criar uma indisposição para o sexo, se alguém não se sente feliz ou amado também não se entrega.

Uma mulher que não respeita o marido, que critica, que não sabe ser ajudadora muitas vezes cria situações que podem levar o marido a buscar aquilo que não tem em casa em outro lugar ou ainda buscar a fuga no trabalho ou amigos. Ás vezes por ressentimento ou vingança uma mulher não se dispõe ao sexo, como artifício para impor sua vontade. É preciso entender uma verdade que a palavra de Deus nos revela:

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:23-24

É preciso entender que ao casar perde-se o direito sobre o seu próprio corpo, por que ele passa a pertencer ao cônjuge. Por este raciocínio se eu não cuido e maltrato o outro na verdade estou me ferindo, ninguém maltrata o próprio corpo mas alimenta, protege e cuida. Por não ter direito próprio sobre o que é meu, por que não é meu, na verdade é do outro, também não posso me recusar a entregar o que me foi solicitado.

Comunicação também é importante, na palavra de Deus tomamos conhecimento de um homem chamado Elcana que era casado com Ana, uma mulher estéril. Todos os anos Elcana ia adorar ao Senhor levando ofertas e para sua esposa Ana dava porção excelente das ofertas, achando que isto satisfaria sua esposa.

Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E  por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?

1 Samuel 1:8

Elcana não entendia a tristeza de sua mulher achava que o que fazia era suficiente, Ana também não expunha seus sentimentos talvez para não magoar o marido que lhe dava muitas coisas  boas. Quando houve esta conversa entre eles, os dois entraram em acordo e o impossível aconteceu, Deus curou Ana da esterilidade. Elcana não podia atender esta necessidade de Ana, porém ao saber dela passou a buscar junto com Ana uma resposta; esta concordância, fez Deus agir trazendo a fertilidade e o filho que Ana tanto desejava.

Como manter um casamento blindado?

Quando buscamos suprir e proteger nosso cônjuge e através da comunicação aberta e sincera entramos em concordância, então aquilo que não podemos fazer pelo nosso casamento pode acontecer, até o impossível. Um casamento cheio amor, compreensão, entrega,  comunicação e concordância terá a presença de Deus e será um casamento blindado contra tudo.

Se você deseja receber mais novidades do site sobre esposa cristã e  sobre o papel do marido cristão e/ou da esposa cristã é fácil e rápido, basta preencher o campo abaixo com seu email:

Delivered by FeedBurner

Sobre o autor:

Renê Souza é casado, é Pastor e foi líder, durante muito tempo, do ministério de casais em sua igreja.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>