Google+

«

»

As bases do casamento cristão

 

As bases do casamento cristão estão fundamentadas em uma série de fatores essenciais, mas o principal deles é o amor.

Amor a Deus e ao cônjuge, pois o casamento é uma ideia de Deus e foi criado para que homem e mulher simbolicamente unidos tornem-se uma só carne.

Esta é uma união especial tratada com seriedade na bíblia. O objetivo é mais do que companheirismo, é unidade.

Outros fatores também são fundamentalmente importantes e necessitam fazer parte do casamento, mesmo um casal que não seja cristão, mas que deseja ter um casamento firme e feliz, precisa estar atento a estes princípios pois eles foram criados pelo criador do casamento e tem como objetivo a felicidade do casal.

 

As Bases do Casamento Cristão:

Genesis 2:18-24

as bases do casamento cristãoBase do casamento cristão: Os princípios práticos do amor – Cristo e a Igreja

O casamento está baseado nos princípios práticos do amor, não apenas em sentimentos. O amor deve ser demonstrado dia a dia em atitudes, não apenas em palavras, pois são as atitudes cotidianas que construirão uma união sólida.
Os dois devem se submeter e submeter não significa subjugar, mas caminhar debaixo da mesma missão. A esposa ao marido e o marido a Cristo. O marido precisa deixar de lado seus próprios interesses para cuidar da esposa. Um tem que se preocupar com a felicidade do outro. Não se deve perder a personalidade nem se anular para agradar ao outro, mas cuidar do outro como a si mesmo.

Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.Porque também Cristo não agradou a si mesmo Romanos 15:2-3

O modelo de casamento que a bíblia nos ensina é a exemplo de Cristo e sua igreja. Cristo, o noivo, cuida da igreja como a si próprio, ama, sacrifica-se por ela e a igreja, a noiva, respeita, ama e reconhece sua qualidade de líder, cabeça da família e está unida a Ele em um mesmo propósito.
O casamento é um símbolo vivo de Cristo e a igreja.
O homem é o cabeça. Assim como Cristo serviu aos discípulos a ponto de lavar-lhe os pés, sem tirar vantagens de sua liderança. E a esposa prudente não tenta minar a liderança do marido. A falta deste princípio leva a desunião.
Efésios 5:21-33

Base do casamento cristão: Compromisso

O compromisso é essencial para um casamento bem sucedido. Embora homem e mulher tenham sido criados interdependentes e executem papéis diferentes no casamento, eles são iguais diante de Deus e devem viver em unidade, sendo comprometidos um com o outro e com Deus e compartilhando o amor mútuo.
Genesis 24:58-60

Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus. Romanos 15:5

E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. 1 João 4:16

Base do casamento cristão: Romance

O amor precisa estar baseado em atitudes e não apenas em sentimentos e por isso o romance é tão importante, marido e mulher precisam fazer coisas especiais um para o outro, é importante que tenham momentos a sós, se o casal não ficar atento a esta base corre o risco de ter o seu tempo tomado pelas demais responsabilidades da vida em detrimento do relacionamento.
Genesis 29:10-11
O casamento proporciona momentos de imensa felicidade
Jeremias 7:34

Base do casamento cristão: Relacionamento com Deus

O casamento segundo a vontade de Deus não é consolidado pela simples vontade humana, mas é alcançado somente quando Deus faz parte do relacionamento, pois é Ele que nos ajudará a alcançar a plenitude no casamento cristão.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:8-10

A palavra de Deus também nos ensina que o casamento cria o melhor ambiente para a educação dos filhos e que o nosso relacionamento com Deus também é a base para a criação dos filhos. Em Malaquias 2, a bíblia demonstra que os homens que corrompiam os princípios, as bases do casamento cristão, corrompiam seu propósito de criar filhos tementes a Deus e que o amassem porque ignoravam os votos do casamento e eram infiéis as esposas.
Malaquias 2:14-15
O casamento ilustra o nosso relacionamento com Deus, se o casamento vai mal, o nosso relacionamento com Deus não pode estar bem. O lar cristão precisa ser a continuação da igreja.

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 1 João 4:8

A base do nosso relacionamento com Deus é a oração, sendo assim a oração precisa estar presente no casamento, o casal precisa ter momentos juntos de oração e na sua comunhão com Deus, individualmente, é fundamental cobrirmos a vida do nosso cônjuge de oração, até mesmo naquelas horas em que nos sentimos magoados, ao invés de reclamar com seu cônjuge, reclame com Deus, pois aquilo que o ser humano não pode resolver, Deus pode. A oração é a chave para trazer a mudança que você não pode fazer no seu cônjuge. Seja perseverante e mantenha a via da comunicação sempre aberta, tanto com Deus quanto com seu marido ou esposa.

Base do casamento cristão: Fidelidade

A infidelidade quebra o vínculo da confiança, que é a base de todos os relacionamentos. A fidelidade é indispensável ao casamento, a infidelidade tem efeitos graves no relacionamento, tanto emocionais quanto espirituais e sociais. A relação sexual envolve mais do que uma experiência física, envolve uma comunhão de vida. A fidelidade é fator fundamental para manter as bases do casamento cristão e o alicerce do lar.
Se este princípio foi quebrado, primeiro deve-se buscar perdoar, reconciliar e tentar restaurar o relacionamento, ao invés de ter como primeira motivação terminar o casamento, mas para que o casamento seja restaurado é necessário o total comprometimento e transparência de ambas as partes.
Mateus 5:32

O casamento é bom e honroso e a bíblia nos deixa claro que ele é permanente e que, segundo a palavra de Deus, o correto é que apenas a morte dissolva o casamento.
Mateus 19:4-6
Romanos 7:2-6

Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula. Hebreus 13:4

Embora o mundo distorça as bases do casamento cristão e os seus princípios tentando estabelecer novos padrões, como se o casamento fosse algo fora de moda ou descartável, o casamento baseado na palavra e na vontade de Deus é o caminho para a plena felicidade para o casal. Deus sela o casamento com a aliança, fortalecendo os votos de fidelidade e compromisso e torna-se testemunha e sentinela do matrimônio, tanto para benção como para julgamento. O mundo prega apenas o prazer e a busca pela felicidade unilateral, enquanto o princípio espiritual do casamento é a felicidade mútua.

Base do casamento cristão: Sacrifício

As pessoas se sacrificam pelo seu emprego, sua carreira profissional, se sacrificam pelos filhos, pelos sonhos, mas, muitas vezes, não querem se sacrificar pelo seu casamento, para mante-lo segundo a vontade de Deus e o descartam como se nada fosse. Se o casal fundamentar o seu casamento seguindo cada uma das bases do casamento cristão, o “sacrifício” pode tornar-se algo agradável, pois será feito por um bem maior. O dever do marido e da esposa é fazer um ao outro feliz, ter a felicidade do outro como primordial. Quando um casamento segue esses princípios e baseia-se nessas verdades, isso não é algo pesado, não é uma obrigação, mas um prazer, pois tornar o nosso cônjuge feliz nos torna ainda mais felizes.

 Quer receber mais dicas, informações, orientações e estudos sobre As Bases do Casamento Cristão? É fácil e rápido, basta preencher o formulário abaixo:

Seu nome

Seu e-mail

11 comentários

20 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. ana claudia

    As bases do casamento cristão estão fundamentadas em uma série de fatores essenciais, mas o principal deles é o amor, amor a Deus e ao cônjuge, pois o casamento é uma ideia de Deus e foi criado para que homem e mulher simbolicamente unidos tornem-se uma só carne. Esta é uma união especial tratada com seriedade na bíblia. O objetivo é mais do que companheirismo, é unidade.
    Outros fatores também são fundamentalmente importantes e necessitam fazer parte do casamento, mesmo um casal que não seja cristão, mas que deseja ter um casamento firme e feliz, precisa estar atento a estes princípios pois eles foram criados pelo criador do casamento e tem como objetivo a felicidade do casal.

  2. Mauricio Rulck

    Se seu casamento vai mau, nao se separe pois Deus tem um plano na tua vida.
    Seu Casamento e um sonho que um dia Deus Sonhou.
    E vc sera muito, muito feliz.
    Eu nao me casei ainda. Mas quando me casar so a Morte vai me separar da minha Princesa.

  3. loiva

    com certeza a base da união de duas pessoas pelo casamento é o AMOR o alicerce que Deus nossso Senhor testifica e santifica pela união do homem e da mulher, pois a herança dessa união saõ os filhos.

  4. Carlos Eduardo Lopes Ribeiro

    Ótimo artigo, estou com casamento marcado para o próximo dia 13. E este artigo só me ajudou….

  5. Viviane

    A vida é um presente de Deus para tds que decidem caminhar com Ele.

  6. ana paula

    Gostaria de receber dicas sobre relacionamento

    1. Paula Caruza

      Olá Ana, cadastre-se em nossa lista de emails e receba nossas dicas. Deus te abençoe.

  7. thalita

    gostei das bases.

  8. André Freire

    Gostei muito das dicas.sobre o casamento,qual o enderenço para se cadastrar e receber as mensangens?

    1. Paula Caruza

      Olá André, vc pode se cadastrar no nosso link de contato no menu. Obrigada. Deus te abençoe!

  9. Thayani candida

    muito bom

  10. João paulo

    gostaria de receber textos para passar para os casais.
    pois sou coordenador de casais da minha igreja.
    parabéns pelos textos todos muito lindos .

    1. Paula Caruza

      Para receber nosso conteúdo basta cadastrar seu email em nosso site. Deus te abençoe!

  11. João Paulo

    me mandem email sobre casais. obrigado

  12. Flaviane

    Excelente ensinamento!

  13. Lana Cruz

    O amor está em amar a Deus. Para que tudo na vida dê certo.

  14. Karla Michelle dupla pereira

    eu acredito que a base do casamento é o amor e ele precisa ser cultivado todos os dias das nossa a vidas

  15. redmans

    muito boom espero recebe mais

    1. Paula Caruza

      Obrigada. Deus te abençoe

  16. Sandra e heloillsom

    sou líder de Casais. preciso mais informações

    1. Paula Caruza

      Olá, envie email para contato@orelacionamentocristao.com.br
      Deus te abençoe

  17. gelidia

    muito bom esse artigo

    1. Paula Caruza

      Obrigada. Deus te abençoe

  18. eslaine

    Como blindar o casamento

    1. Paula Caruza

      Olá temos diversos estudos aqui no site com esse tema. Deus te abençoe

  19. carol Bartiloth

    olá boa noite
    tentei me cadastrar para receber conteúdos sou casamento cristão mas não consigo
    grata

    1. Paula Caruza

      Olá, envie email para contato@orelacionamentocristao.com.br
      Deus te abençoe

  20. Stephani

    💕

  21. Dayane Andrade

    Manda mensagem pra mim que estou muito precisando…. obrigado

  22. Daniele

    eu aprendi muito com sua palavra,cada dia eu aprendo mais,adorei.

  1. Como manter seu casamento blindado contra as crises? | #VSD VERDADE SEJA DITA – ACONSELHAMENTO ON-LINE

    […] mas principalmente em atitudes, mostre que ele é a pessoa mais importante da sua vida, como? Exercendo os princípios práticos do amor  e não se deixando levar pela ira em momentos de discussão, inicie as conversas sempre de […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>