Google+

«

»

Aceitando críticas construtivas

aceitando críticas construtivas

Críticas construtivas:

Aceitar críticas, mesmo que elas sejam construtivas não é tarefa fácil, na verdade é um desafio, pois muitas pessoas tem dificuldade em aceitar opiniões desfavoráveis seja em relação à sua vida pessoal ou ao seu trabalho. Isso acontece porque a pessoa que é alvo da crítica só consegue enxergar que o outro está falando mal dela e na maioria das vezes não consegue se dar conta de que a opinião expressada pode servir para desviá-la de tomar uma decisão errada ou pode abrir seus olhos para que melhore em algum aspecto que tem potencial para desenvolver. Críticas construtivas tem por objetivo contribuir com o nosso aperfeiçoamento e ajudar a ampliar a nossa percepção a respeito de nós mesmos.

Uma pessoa pode reagir de maneira negativa as críticas construtivas por ser alguém extremamente sensível ou por possuir um complexo de inferioridade ou até mesmo de superioridade, afinal quem o outro pensa que é para criticá-lo?

O orgulho nos impede de enxergar a verdade e de aproveitar a oportunidade de aprender e ser edificado, Deus pode estar usando alguém que está te alertando para te levar ao crescimento e a outro patamar em determinada área de sua vida. O problema é que as pessoas acreditam, erroneamente, que devem sempre gastar suas energias para provar que estão certas, defender o seu ponto de vista, dependendo da situação, isso é válido, mas reagir vigorosamente a todas as críticas construtivas que recebe demonstra uma atitude imatura e orgulhosa de quem não sabe receber críticas de forma positiva e as vê como críticas destrutivas. A bíblia nos alerta quanto ao orgulho:

A soberba do homem o abaterá, mas a honra sustentará o humilde de espírito. Provérbios 29:23

E em Tiago nos diz:

Mas agora vos gloriais em vossa arrogância; toda a glória tal como esta é maligna. Tiago 4:16

E compara a um tolo aquele que menospreza ao ensino:

O tolo despreza a instrução de seu pai, mas o que observa a repreensão se haverá prudentemente. Provérbios 15:5

Melhor é ouvir a repreensão do sábio, do que ouvir alguém a canção do tolo. Eclesiastes 7:5

E segue nos mostrando a importância de aceitar as críticas construtivas, as instruções:

O que rejeita a instrução menospreza a própria alma, mas o que escuta a censura adquire entendimento. Provérbios 15:32

O caminho para a vida é daquele que guarda a instrução, mas o que deixa a repreensão comete erro. Provérbios 10:17

Críticas construtivas, instruções de nossos líderes e até mesmo de nossos cônjuges trazem valiosas oportunidades de aprendizado, são um excelente caminho para identificar e corrigir uma atitude, uma decisão que pode trazer consequências negativas para qualquer área da sua vida, inclusive, nos seus relacionamentos interpessoais.

E se as críticas construtivas vierem da sua esposa, do seu marido, do seu namorado (a)?

Muitas vezes, em qualquer tipo de relacionamento, mas principalmente no casamento, precisamos ceder para não magoar a quem amamos para que não se gerem barreiras que prejudiquem o relacionamento, mesmo quando “achamos” que estamos certos, pois aquele que não sabe receber e aceitar críticas construtivas condena-se a estagnação.

Sua esposa, seu marido pode ser o instrumento que Deus inseriu em sua vida para leva-lo a conquistas maiores, não permita que as brigas por conta das críticas causem distanciamento entre vocês, procure retratar-se. Se você não gosta de como seu esposo (a) expõe as críticas, converse com ele (a) a respeito para que encontrem juntos a melhor maneira de aproveitar as críticas construtivas para crescerem juntos como seres humanos, como casal. A bíblia nos mostra que devemos demonstrar amor no falar, nos expressando com doçura, às vezes, a maneira que se fala se torna mais importante do que o que se fala:

As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma e saúde para os ossos. Provérbio 16:24.

Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade. 2Timóteo 2:25

O sábio de coração será chamado prudente e a doçura dos lábios aumentará o ensino. Provérbios 16:21

E procure ter um coração grato, agradeça a preocupação, o investimento em sua vida, pois as críticas construtivas das pessoas que amamos nos levam ao crescimento também como homens e mulheres de Deus.

Sobre a autora:

Paula Caruza é graduada em Propaganda e Marketing, pós graduada em Gestão Estratégica de Negócios e profissional de Marketing Digital. É diaconisa em seu ministério e idealizadora do site o Relacionamento Cristão que tem o intuito de compartilhar a bíblia, testemunhos de cristãos de diversos ministérios e de falar sobre a caminhada e o relacionamento do cristão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>