Google+

«

»

A tempestade

A tempestade

Você já passou por períodos em sua vida em que se sentiu em meio a tempestade? Onde os acontecimentos pareciam vir como avalanches tentando te derrubar?
Existem muitos períodos de nossas vidas que são assim e outros nem tanto.

Há períodos de guerra e de paz, períodos de fartura e  de necessidade, de calmaria e brisa suave e também períodos de grande tempestade e é sobre isso que quero conversar com você, períodos de tempestade.

A tempestade tem significados diferentes no antigo e no novo testamento.

No antigo testamento Deus usou o dilúvio para limpar a Terra de pecados.

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a Terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Gênesis 6:5

 

 

E viu Deus a Terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a Terra.
Gênesis 6:12

Muitas vezes as tempestades vem para limpar algo que não agrada a Deus em nós.
É um tempo duro e difícil mas necessário para que nossos corações sejam limpos e puros e o nosso caráter seja moldado por Deus.

a-tempestade

A tempestade


No antigo testamento, Deus usa o termo tempestade também em outro sentido: para preparar a terra.
Os judeus sabem que a chuva mais forte vem para preparar a terra para a colheita e esse é  mais um dos significados da tempestade em nossas vidas: o de nos preparar para vivermos coisas novas. Depois de sermos limpos, somos preparados para viver o novo de Deus.

 

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. Oséias 6:3

Já no novo testamento Deus usa a tempestade para romper os limites da fé.
Quando os discípulos estavam no barco eles viram  Jesus andando sobre as águas e Pedro, mediante a sua fé, andou sobre as águas.
Jesus  quer que rompamos os limites da nossa fé, que vivamos o sobrenatural, que coisas que aos nossos olhos parecem ser impossíveis, se tornem possíveis através da nossa fé em Deus.
O Senhor usa a tempestade para mostrar seus milagres, o barco que Paulo estava naufragou em uma tempestade e por milagre ninguém morreu.

 

Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.
Atos 27:22

São nas tempestades que vemos os maiores milagres de Deus em nossas vidas.
Como diz o texto: só o barco se perdeu, as vidas foram salvas.
É em meio as tempestades que as bênçãos que mais desejamos acontecem.

Não é porque estamos passando por meio de tempestades que vamos nos sentir desamparados, só e isolados. Em todos os momentos JESUS estará presente. O mais importante é que em meio as tempestades da vida Jesus esteja no barco conosco, pois Ele esteve com Noé, esteve com  Pedro, Paulo e está com cada um de nós, às vezes pode parecer que Jesus está dormindo e não está vendo as aflições que você está vivendo, mas basta uma palavra do Senhor para que a tempestade se acalme.

 

Então, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que sobreveio no mar uma grande tempestade, de sorte que o barco era varrido pelas ondas. Entretanto, Jesus dormia. Mas os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, Salva-nos! Pereceremos!

Perguntou-lhes então Jesus: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E maravilharam-se os homens dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem.

Mateus 8:23 a 27

 

Sobre o autor: Carlos Alberto Garcia, tem 35 anos, é evangélico, atalaia em seu ministério, formado em teologia e contribuiu com sua experiência de 10 anos servindo ao Senhor neste post para o site O Relacionamento Cristão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>