Google+

«

»

A importância da comunicação nos relacionamentos

comunicação nos relacionamentosComunicação nos relacionamentos – Trocando ideias

Comunicar-se é trocar ideias e informações conversando, gesticulando ou escrevendo. A comunicação é um processo ativo presente em todos os relacionamentos significativos. Por isso, salientamos aqui a importância da comunicação nos relacionamentos segundo a palavra de Deus.

A comunicação nos relacionamentos consiste não apenas em falar, mas também em ouvir, olhar e sentir. Apesar de as pessoas terem estilos de comunicação diferentes, cristãos espiritualmente maduros, procuram sempre melhorar sua comunicação com Deus e com outras pessoas.

As palavras são poderosas. Aquilo que dizemos pode animar ou desanimar. As escrituras ensinam os cristãos a controlar a língua (Tg 3:1-12) e falar apenas com bondade (Ef 4:29,32). O livro de provérbios trata da importância de ouvir com entendimento aquilo que os outros dizem (Pv 11:12;18:2,13; 29:20).

Muitos conceitos não podem ser expressos apenas por palavras. A linguagem corporal, expressão facial, tom de voz e outros meios não verbais são essenciais para uma comunicação eficaz. De acordo com os estudiosos desta área, dois terços do significado de uma mensagem são transmitidas de forma não verbal e apenas um terço é comunicado em palavras.

É evidente que a comunicação vai além da transmissão de informações. As mulheres, em particular, usam a comunicação para expressar mais sentimentos do que fatos, considerando-a mais um instrumento para desenvolver afinidades que uma forma de relatar dados.

Paulo ressalta a importância da comunicação e fornece diretrizes para o comportamento verbal (Ef 4:25,32). Os cristãos devem:

– Dizer a verdade em amor (vs 15,25);

– Controlar as palavras iradas (v 26);

– Dizer palavras de ânimo e cura (v 29);

– Evitar palavras insensíveis ou amarguradas (v 29);

– Dizer palavras de perdão (v 32).

Os cristãos maduros sabem que é importante se comunicar com clareza e amor a fim de transmitir a mensagem de salvação de forma eficaz. Sobretudo a comunicação nos relacionamentos entre cônjuges que são a base da família.

 

Biografia

Paula Caruza é graduada em Propaganda e Marketing, pós graduada em Gestão de Negócios e profissional de Marketing Digital. É evangélica e idealizadora do site o Relacionamento Cristão que tem o intuito de compartilhar a bíblia e testemunhos de cristãos de diversos ministérios.

Fonte: A Bíblia da Mulher

 

1 menção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>